21.9.11

Dia 341 - Filme 341 - Efeito Borboleta


Olá, queridos e queridas

Na terça-feira, já em terras romanas, antecipei a categoria do maridinho e revi um filme que eu gosto muito com o novo "Charlie" de "Two and a Half Men", Ashton Kutcher.

"Efeito Borboleta" é um filme doido e viajado sobre a parte da Teoria do Caos que usa o nome desse inseto que eu detesto e tenho pavor para descrever o que uma simples mudança de qualquer ação em qualquer lugar do mundo pode influenciar todo o planeta. De acordo com a Wikipedia, "segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo".

Mas, o filme não fala nada sobre ciência, gráficos de análise e situações de caos, mas do jovem Evan Treborn (Ashton Kutcher) que sempre sofreu de blackouts em sua mente - alguns pedaços de sua memória ficam esquecidos, especialmente durante situações de stress. Para amenizar isso, Evan passa a infância e a adolescência escrevendo diários, por sugestão de sua mãe, Andrea (Melora Walters).

Durante a faculdade, ele percebe que ao reler seus diários ele consegue viver novamente determinados momentos de sua vida. Com isso, ele resolve procurar seu antigo amor, a bela Kayleigh Miller (Amy Smart) para procurar o que aconteceu em vários momentos que ele não se lembra. Ela fica muito perturbada com a visita dele e causa uma tragédia, que faz com que Evan escolha voltar em várias cenas de sua infância para modificar e corrigir várias situações.

Ao alterar o passado, Evan também modifica seu presente. Voltando à sua infância, ele faz com que Kayleigh seja a preferida de seu pai e tenha uma vida linda, enquanto o irmão dela, Tommy (William Lee Scott), se torna um psicopata deprimido e violento. Ou quando ele retorna à adolescência e salva uma família de uma explosão, e quem passa a sofrer as consequências do acidente é ele.

No fim, Evan percebe que tudo o que ele alterar não vai ser bom para ele e Kayleigh ficarem juntos e é necessário cortar o mal pela raíz. Ele volta pela última vez ao passado, no dia em que conheceu Kayleigh e Tommy e faz o que um homem apaixonado tem que fazer. Triste, viu? Mas, não posso contar mais nada pra não estragar tudo.

Eu acho que "Efeito Borboleta" é tipo Brasília: ou você ama, ou odeia. Eu gosto demais da conta desse filme e sempre assisto com o maridinho esperando que o final seja alterado e tudo se resolva. Mas, nunca dá certo. Pelo menos sempre tem "Stop Crying your Heart Out", do Oasis, que toca no final.

Nota: 4 popcorns. O filme é cheio de furos na teoria, mas eu gosto muito de Ashton Kutcher em filmes sérios. E nesse ele está super bem e lindo, como sempre!

Iupi! Trailer com letrinhas.



Ficha técnica:
título original: The Butterfly Effect
ano de lançamento: 2004
direção: Eric Bress, J. Mackye Gruber
roteiro: Eric Bress e J. Mackye Gruber
produção: Chris Bender, A.J. Dix, Anthony Rhulen e J.C. Spink
música: Puddle of Mudd, Staind e Michael Suby
fotografia: Matthew F. Leonetti
direção de arte: Shannon Grover e Jeremy Stanbridge
figurino: Carla Hetland
edição: Peter Amundson
elenco: Ashton Kutcher, Melora Walters, Amy Smart, Elden Henson

Xuxus,

daqui a pouco a crítica de quarta, 07 de setembro.

bjoks

2 comentários:

  1. Eu acho esse filme tão tosco, rsrs
    Pra mim, o ápice da tosquice é quando o Ashton aparece no estilo Josef Climber, eu caio na risada, é tanta apelação que é mais engraçado do que trágico.

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu nem lembro direito desse filme... Acho que ele é mais famoso pelo título do que pela própria história... RSRSRSS!!

    ResponderExcluir