27.9.11

Dia 360 - Filme 360 - Pequena Miss Sunshine



Olá, bonitos e bonitas

No domingo, último domingo do primeiro ano do 365Pipocas, tive que escolher uma das comédias que eu mais amo, que já vi milhões de vezes e que me fez rir em todas essas milhões de vezes: Pequena Miss Sunshine. Quero aproveitar para dedicar esse filme à minha amiga Andressa que pediu várias vezes que eu assistisse a esse filme aqui no blog. Amiga, agora você entende porque eu não vi antes, né? Última semana tem que ser especial.

Olive Hoover (Abigail Breslin) é uma garotinha bonitinha, mas desengonçada que sonha em ser Miss. Ela vive com seu pai Richard (Greg Kinnear), um cara que criou um programa de auto-ajuda que é um fracasso; sua carinhosa mãe Sheryl (Toni Collette), seu irmão Dwayne (Paul Dano), um adolescente que odeia todo mundo e sonha em ser piloto de avião; e seu avô Edwin (Alan Arkin), que mora com a família porque foi expulso de um asilo por usar heroína. Para completar a loucura da casa, Sheryl recebe seu irmão Frank (Steve Carrell), um conceituado estudioso de Marcel Proust, que tentou se matar e por isso precisa de companhia.

A família toda tem que viajar de Albuquerque, Novo México até Redondo Beach, Califórnia para levar Olive para participar de um concurso de Miss para crianças, chamado Little Miss Sunshine. Como ninguém tem grana para bancar a viagem para a família toda, os seis viajam em uma Kombi amarela bem antiga e usada.

A viagem de três dias é acompanhada de dentro da Kombi, mostrando as conversas entre os membros da famílias, suas aspirações, fracassos, tristezas e sonhos. As cenas são uma graça e muito boas de se assistir. Os diálogos mostram o crescimento de cada membro da família, tanto individualmente, quanto coletivamente.

Li em vários lugares que as cenas foram gravadas na mesma sequência em que aparecem no filme. Julgo essa idéia brilhante, pois cada personagem começou a viagem pensando só em si  e com o passar do tempo, vão se tornando cada vez mais próximos e mais atentos às necessidades do outro. A cena em que todos eles sobem ao palco para acompanhar a apresentação de Olive no concurso de Miss comprova esse amor que surgiu na vida deles.

"Pequena Miss Sunshine" é um filme completo e delicioso de se ver. A construção de cada personagem é perfeita e conseguimos nos identificar com cada um deles ao nosso modo. Os atores estão excelentes e fica até difícil destacar quem é melhor ou pior, num grupo onde todos solidificaram uma história que poderia muito bem ser real.

O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin). Foi indicado ao prêmio de Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante (Abigail Breslin).

Nota: 5 popcorns. Tinha mesmo que ficar para a última semana! Recomendadíssimo!!!!!!!!!




Ficha técnica:
título original: Little Miss Sunshine
ano de lançamento: 2006
direção: Jonathan Dayton, Valerie Faris
roteiro: Michael Arndt
produção: Albert Berger, David T. Friendly, Peter Saraf, Marc Turtletaub e Ron Yerxa
música: Mychael Danna e Devotchka
fotografia: Tim Suhrstedt
direção de arte: Alan E. Muraoka
figurino: Nancy Steiner
edição: Pamela Martin
elenco: Abigail Breslin, Greg Kinnear, Toni Collette, Steve Carrell, Paul Dano, Alan Arkin

Xuxuzinhos,

daqui a pouco a crítica de segunda. Comédia por aqui!!!!!

bjoks

Um comentário: