17.9.11

Dia 333 - Filme 333 - Uma Linda Mulher


Olá, lindos e lindas

Dia de comédia aqui no 365Pipocas, na segunda-feira, dia 29, resolvi aproveitar mais um patrocínio da minha amiga Karlinha e rever, ou ver pela primeira vez, desde o começo, "Uma Linda Mulher". Quero deixar registrada a minha homenagem à minha tia Vilma que aaaaaammmmmmaaaa de paixão esse filme. Bjoks, tia!

Acho que todo mundo já ouviu falar de algum conto de fadas. E "Uma Linda Mulher" é bem isso: uma garota pobre conhece um cara rico, os dois passam alguns dias juntos, se apaixonam e no fim eles vivem felizes para sempre. Mas, temos que acrescentar alguns detalhes nessa história: a moça pobre é Vivian (Julia Roberts), uma prostituta que trabalha nas ruas de Beverly Hills (EUA); o cara rico é o bilionário Edward Lewis (Richard Gere), que ganha a vida comprando empresas falidas, fatiando-as e vendendo cada pedaço por um preço muito maior que pagou. O "passar uns dias juntos" é na verdade um contrato de trabalho: Edward paga a Vivian para que ela passe uma semana com ele, enquanto ele frequenta vários eventos na cidade para fechar um negócio bilionário.

No início tudo gira em torno da sedução e do sexo, mas ao longo da semana, Edward e Vivian vão se aproximando cada vez mais, tendo encontros românticos, como a clássica cena de quando ele a leva para assistir a uma ópera em São Francisco. Ela se transforma, com a ajuda do dinheiro de Edward, claro, mas também com os palpites e confiança de Barnard "Barney" Thompson (Hector Elizondo), o gerente do hotel onde estão hospedados.

No fim do período combinado, os dois têm que voltar às suas realidades, especialmente quando o asqueroso advogado de Edward tenta outras coisas mais íntimas com Vivian para se vingar de seu chefe. Mas todo mundo já sabe que o sentimento agora é outro e numa cena linda, com direito a cavalo branco (leia-se limousine branca), tudo se resolve entre Edward e Vivan. "E foram felizes para sempre".

Eu já vi esse filme mil vezes, mas todas as vezes acho a história linda e perfeita. Revendo dessa vez, percebi que gosto mais de Julia Roberts nesse papel do que em qualquer outro. Ela convence, mas com um certo exagero, de que é uma moça da vida, simples, sem recuros, mas muito verdadeira. Richard Gere está um pão de ló, charmoso e lindo!

Nota: 4 popcorns. Apesar de alguns exageros é uma comédia que marcou a história do cinema, queiram os críticos concordarem ou não.



Ficha técnica:
título original: Pretty Woman
ano de lançamento: 1990
direção: Garry Marshall
roteiro: J.F. Lawton
produção: Arnon Milchan e Steven Reuther
música: James Newton Howard
fotografia: Charles Minsky
direção de arte: David M. Haber
figurino: Marilyn Vance
edição: Raja Gosnell e Priscilla Nedd-Friendly
elenco: Richard Gere, Julia Roberts, Hector Elizondo, Jason Alexander

Gatinhas e gatões,

daqui a pouco a crítica de terça-feira.

bjoks!

Um comentário:

  1. Nossa, eu vejo esse filme sempre que passa!! É o conto de fadas moderno.

    :-)

    ResponderExcluir