26.9.11

Dia 358 - Filme 358 - Procurando Nemo


Olá, queridões!

Pois é, minha gente, entramos na nossa última semana do blog 365Pipocas, mas não vou começar a fazer os agradecimentos agora não, se não, já vou começar a chorar.

Passei o ano inteiro guardando os melhores filmes pro final do blog. Então, nessa sexta-feira, eu revi pela milésima vez o desenho que eu mais amo de todos os tempos: Procurando Nemo.

Não tem explicação como eu gosto dessa história dos sete mares. O peixe-palhaço Marlin vive com seu filho Nemo em uma anêmona do mar. Marlin é superprotetor, desde o nascimento do filho que tem uma nadadeira deficiente, pois quando ainda era um ovinho foi atacado por um tubarão.

No primeiro dia de aula de Nemo, ele entra numa discussão com seu pai que não confia nele e o pequeno acaba capturado por um mergulhador e levado para ninguém sabe onde. Desesperado, Marlin sai em busca de Nemo e sem a menor idéia por onde começar encontra Dory, uma "peixa" cirurgiã-patela que sofre de perda de memória recente, mas que tem um coração enorme e que resolve ajudar o peixe-palhaço a encontrar seu filho.

Enquanto Nemo é levado para um aquário e será o presente de aniversário da menina Darla (assassina de peixes inocentes), Marlin e Dory encontram todo tipo de animais em sua busca. Tubarões vegetarianos, um peixe elétrico, águas-vivas terríveis, um grupo de tartarugas que parecem saídas de uma música de reggae e uma baleia enorme, mas amiga. O mar inteiro fica sabendo da procura de Marlin, e Nemo, com seus amigos do aquário, bola um plano para que ele possa reencontrar seu pai.

Eu aaaaaaaammmmmooooo de paixão esse desenho. Me divirto do mesmo jeito todas as vezes que assisto e me impressiono com a criatividade e a capacidade técnica da Pixar ao criar um mundo enorme como esse oceano perfeito e cheio de detalhes. Dory tinha que ganhar um Oscar por melhor atriz coadjuvante em um desenho, tamanha é a sua bondade, seu companheirismo e sua técnica exclusiva em falar "baleês", mesmo não sabendo quem é Nemo após uma hora e meia de filme. "Nemo??? Que nome legal!". Pra mim ela é o melhor do desenho todo.

O DVD já faz parte da minha estante há muito tempo, mas estava lacrado para essa sexta-feira tão especial. E é engraçado que todo desenho que eu assisto eu digo: pode até ser bom, mas não é nenhum "Procurando Nemo", ehehehehe.

"Procurando Nemo" ganhou o Oscar de Melhor Animação e ainda concorreu às estatuetas de Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição de Som.

Nota: 5 popcorns. Com certeza é o meu desenho favorito. Tô pensando até em fazer meu aniversário do ano que vem temático. O que vocês acham? "Oi, eu sou a Dory!".

Pena que o trailer é sem legendas. Mas, já dá pra ver o quanto o filme é ótimo!



Ficha técnica:
título original: Finding Nemo
ano de lançamento: 2003
direção: Andrew Stanton
roteiro: Andrew Stanton
produção: Graham Walters
música: Thomas Newman
edição: David Ian Salter
vozes: Albert Brooks, Ellen DeGeneres, Alexander Gould, Willem Dafoe, Geoffrey Rush, Brad Garret, Joe Ranft, Allison Janney

Criançada,

daqui a pouco a crítica de sábado. Filme brasileiro, êba!

bjoks

2 comentários:

  1. Eu tb amooo. Acho que sou meio parecida com o Marlin: "segura na minha nadadeira, segura na minha nadadeira", rsrs

    ResponderExcluir
  2. É um dos meus preferidos também!

    :-)

    ResponderExcluir