19.9.11

Dia 337 - Filme 337 - O Curioso Caso de Benjamin Button



Olá, meninas (principalmente)

Sexta-feira, 02 de setembro, menos de um mês para terminar o projeto de um ano do 365Pipocas. Vocês acreditam??????????? Pois é, o tempo passa voando. E agora escrevendo esse post fiquei filosofando quanto à escolha do filme daquela sexta-feira, que na verdade antecipou a categoria de domingo: O Curioso Caso de Benjamin Button.

Por que filosofia? Bom, no ano passado, me lembro como se fosse hoje, comecei esse projeto que eu achei que demoraria demais para terminar e na verdade, hoje eu vejo que passou voando. Não conseguimos controlar ou frear o tempo mesmo e isso casa direitinho com o filme estrelado por Brad Pitt (número quatro no meu Top Five) e Cate Blanchett, que fala do tempo, dos anos, meses, dias, horas, minutos e segundos da nossa vida que passam mesmo se você nasceu velho como o curioso Benjamin Button, personagem de Pitt.

Abandonado pelo pai ao nascer, por ser considerado uma aberração, Benjamin é criado por Queenie (Taraji P. Henson), uma moça que cuida de um asilo. Rodeado por idosos, o jovem por dentro e velho por fora Benjamin sofre para se adaptar à sua condição física. No início de sua adolescência (com cara de 70 anos), ele conhece o grande amor de sua vida, a adolescente de verdade Daisy Fuller (Cate Blanchett).

"Envelhecendo" ao contrário, Benjamin se desencontra várias vezes com Daisy e quando os dois se encontram no meio de suas vidas, praticamente com a mesma idade, eles vivem um grande amor. Mas, Benjamin Button nunca se aquietou a respeito de se tornar um fardo ao envelhecer, quando se tornaria um menino, mas com a mente de um idoso.

O filme é narrado como um diário, talvez para mostrar que mesmo vivendo de trás para frente, existe cronologia na vida do Button. Daisy está em seu leito de morte, acompanhada pela filha Caroline (Julia Ormond), que acaba sabendo de toda a verdade do grande amor da vida de sua mãe ao ler o diário de Benjamin. Repleto de computação gráfica, não sabemos se realmente quem está em cena é ou não Brad Pitt ou são puros efeitos especiais. Cate Blanchett é transformada em uma idosa a beira da morte apenas com maquiagem. Muito bem feito, mesmo!

Indicado a 13 Oscar, incluíndo Melhor Filme, Diretor, Ator (Brad Pitt) e Roteiro Adaptado. Venceu as categorias de Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais.

Nota: 4 popcorns. O filme é lindo, o Brad está ainda mais maravilhoso e a história de amor é de chorar de tão perfeita. Por ser longo pode não agradar todo mundo. Mas, recomendo muuuuito!

Pode deixar o dicionário, pois hoje o trailer é com letrinhas.



Ficha técnica:
título original: The Curious Case of Benjamin Button
ano de lançamento: 2008
direção: David Fincher
roteiro: Eric Roth e Robin Swicord, baseado em estória de F. Scott Fitzgerald
produção: Ceán Chaffin, Kathleen Kennedy e Frank Marshall
música: Alexandre Desplat
fotografia: Claudio Miranda
direção de arte: Kelly Curley, Randy Moore e Tom Reta
figurino: Jacqueline West
edição: Kirk Baxter e Angus Wall
elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Faune A. Chambers, Taraji P. Henson

Amores,

daqui a pouquinho vem a crítica de sábado, 03 de setembro.

bjoks

Um comentário:

  1. Existem momentos nesse filme em que todas suspiram quando Brad entra em cena. No cinema, essa reação ficou muito engraçada.

    Eu gostei muito desse filme e ele me surpreendeu mesmo, porque pensei que David Fincher não conseguisse realizar uma obra tão tocante e sensível. É uma bela realização.

    :-)

    ResponderExcluir